domingo, 29 de março de 2009

Sabores !



Existem cinco tipos de sabores fundamentais: Salgado, azedo, doce, amargo e umami. Veja como nosso organismo é capaz de diferenciar cada um deles:

Sabor Salgado:O sal é o cloreto de sódio (Na+Cl-). A espécie responsável pelo sabor é o Na+ Sabor Azedo: A espécie detectada é o íon H+. Os íons H+ bloqueiam a entrada dos canais de potássio (K+), com o bloqueio destes canais sentimos ainda mais o sabor do H+.Sabor Doce: O sabor doce ocorre em resposta à presença de carboidratos (CH2O)n solúveis em concentrações suficientes na cavidade oral. Contudo, existe uma diversidade relativamente grande de moléculas que não são carboidratos, mas também apresentam sabor doce. Para felicidade das pessoas que não podem ingerir açúcar devido a problemas relacionados com determinadas patologias, como é o caso do diabetes, surgem os adoçantes dietéticos.Sabor Amargo: Substâncias amargas provocam uma liberação de Ca2+ mediada pelo segundo mensageiro (IP3). A elevação da [Ca2+] que é responsável por este sabor. Sabor Umami: Pode ser comparado ao gosto da carne, e foi descrito inicialmente em 1908 por um pesquisador da Universidade de Tóquio chamado Kikunae Ikeda.
Os receptores na língua humana que detectam o umami são conhecidos como mGluR4. Além de humanos, outros mamíferos tais como cães e ratos também têm receptores capazes de percebê-lo.
Um tempero muito usado na cozinha japonesa para acentuar o umami é o aminoácido chamado glutamato monossódico, realçador de sabor comercialmente conhecido como Aji-no-moto.O glutamato monossódico não é um tempero usado para acentuar o umami, mas o principal aminoácido que provoca no paladar o gosto umami.
Essa é mais uma curiosidade, que muitas pessoas não sabiam.
Abraços !!!
 

Website counter

-*~ Meninas da Química ~*- Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino