quarta-feira, 25 de março de 2009

Gás x Vapor. Qual a diferença??


Hoje colocamos em pauta uma questão que muitas vezes confunde a nossa cabeça: "Qual a diferença entre gás e vapor?"


Por definição, o gás é um dos estados físicos da matéria, enquanto que o vapor é a matéria no estado gasoso. Porém, temos algumas outras características que devem ser levadas em consideração:
- O gás não tem forma e volume definidos, pois consiste em uma " coleção" de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc) cujos movimentos são aleatórios. Existe sim um campo de força em todo o espaço à sua volta, com interações que dão origem às forças moleculares, que influenciam a movimentação dessas partículas.
- O gás tem a densidade relativamente baixa e sua viscosidade pode ser comparada aos estados líquido e sólido. O volume é muito sensível às alterações de temperatura e pressão. Preenche completamente qualquer recipiente, já que possui a difusão rápida. (distribui-se homogeneamente)
- O vapor, em temperatura igual ou abaixo de sua temperatura crítica, é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se formou, pelo aumento de pressão.
- O vapor é originado da vaporização, que se divide em evaporização e ebulição. Evaporização é quando o líquido transforma-se em vapor, enquanto que a ebulição é quando o líquido se transforma em gás.


É isso aí, esperamos ter tirado essa dúvida.
Abraço!!

 

Website counter

-*~ Meninas da Química ~*- Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino