sábado, 25 de abril de 2009

Definição de Alguns Conceitos Básicos


Para termos respostas completas de algumas perguntas como:

- O que é peso?
- A balança da farmácia daria a você o mesmo peso se estivesse na Lua?
- E o astronauta na Lua, tem peso?
- O que é volume?
- 1 kg de algodão ocupa o mesmo espaço que 1 kg de chumbo?
- É possível espremer 1 kg de algodão de modo que ele fique do tamanho de 1 kg de chumbo?
- O que é densidade?
- Uma tonelada de ferro afunda?
Precisamos compreender bem alguns conceitos e suas grandezas, e aqui vão algumas delas:

MASSA: é a quantidade de matéria que um objeto possui, medida em gramas (g) ou em quilogramas (kg).

PESO: é uma força que tem origem da ação da gravidade sobre os corpos. Como toda força, é medida em Newtons ou em dinas. A força peso (P) é calculada a partir da massa (m) e da gravidade (g) com a expressão P = m ·g, onde g, na Terra, é igual a 9,8 m/s² (quando a massa é medida em quilogramas e a força em Newtons), ou 980 cm/s² (quando a massa é medida em gramas e a força em dinas).

Observação 1: O Peso pode ser dado em Kgf. Por quê?
É fundamental a diferenciação entre massa e peso. A massa não muda, onde quer que você esteja, aqui, na Lua ou na água. O seu peso é o mesmo aqui e na água, mas é menor na Lua. O peso depende do campo gravitacional. O campo gravitacional da Terra é praticamente sempre o mesmo, independentemente de você estar no chão ou na água. Já o campo gravitacional da Lua é seis vezes menor que o da Terra, e, portanto lá você pesa menos.

VOLUME: é o tamanho do espaço ocupado por um corpo, medido em litros (l), mililitros (ml), centímetros cúbicos (cm³) ou metros cúbicos (m³). Um centímetro cúbico equivale a um mililitro; 1000 mililitros fazem 1 litro e mil litros ocupam um metro cúbico.
Observação 2: Você sabe medir experimentalmente o volume? Como poderíamos medir o volume de uma borracha? Ou, o de um caroço de feijão?

DENSIDADE: é a relação entre sua massa e seu volume. A densidade é obtida dividindo a massa do corpo pelo seu volume: d = m/V. Por exemplo, a densidade da água é de 1 g/cm³, isto é um pequeno cubo de 1 cm × 1 cm × 1 cm contém 1 g de água. A densidade nos dará a informação se a substância da qual o corpo é feito é menos compacta ou mais compacta. Unidade: g/cm³
A tabela abaixo mostra a densidade de algumas substâncias. Observe que a densidade do gelo corresponde a 90% da densidade da água. Isto explica porque, ao vermos um iceberg flutuando, vemos apenas 10% dele, os 90% restantes estão submersos. Você já havia pensado nisso?





EMPUXO: Todo corpo imerso num fluido sofre a ação de uma força chamada empuxo, dirigida verticalmente para cima, cujo valor é igual ao valor do peso do volume do fluido deslocado.


PESO APARENTE: É o peso que aparentamos ter quando estamos imersos em um fluido. O peso aparente nada mais é do que o peso real menos o empuxo que age sobre o corpo.


É isso aí pessoal, são alguns conceitos simples mais as vezes nos confundimos.

Espero ter contribuído um pouco mais....E até a próxima !!!!

Abraços!!!!



 

Website counter

-*~ Meninas da Química ~*- Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino