quarta-feira, 17 de junho de 2009

Por que a espuma de sabonetes e detergentes coloridos é branca?



Na verdade, elas são, sim, coloridas, apesar de não terem os mesmos tons do sabonete ou do detergente. O que faz parecer que são brancas é a maneira pela qual os nossos olhos veem as cores. Isso porque eles possuem estruturas conhecidas como cones, que são sensíveis às cores vermelha, verde e azul.
Se as enxergamos ao mesmo tempo, registramos que o objeto é branco. Isso fica mais claro quando olhamos uma bolha de sabão um pouco maior do que aquelas formadas na espuma do sabonete: quando a luz incide sobre ela, ocorrem os fenômenos da refração e da reflexão.
Na refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que passam pela parede da bolha faz com que a luz branca se separe em várias cores, e o que vemos são manchas coloridas. Já na reflexão, a luz que incide sobre a bolha e é refletida não muda de cor, ou seja, continua sendo branca.
A imagem que chega aos nossos olhos é resultado das luzes que incidiram sobre a espuma: tanto as brancas refletidas nas superfícies das bolhas como as coloridas resultantes da refração.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Distribuição Eletrônica, como funciona?


No modelo Rutherford - Bohr, os elétrons giram ao redor do núcleo em diferentes órbitas. Um conjunto que está a uma mesma distância do núcleo é chamada de Camada Eletrônica. Na camada mais próxima ao núcleo, adicionamos o número máximo de elétrons. Sabemos que são sete as camadas (K, L, M, N, O, P, Q) e que de acordo com a tabela abaixo sabemos a quantidade de elétrons que cada uma suporta:
K - 2
L - 8
M - 18
N - 32
O - 32
P - 18
Q - 2
Porém, para fazer a distribuição nessas camadas, duas observações são importantes:
1) Se, numa camada, o número de elétrons for inferior ao seu número máximo de elétrons, coloca-se nessa camada o número máximo da camada anterior.
2) A última camada não pode conter mais do que 8 elétrons ( o necessário para atingir estabilidade), os elétrons restantes devem ser colocados na próxima camada.
Ficou confuso? Vamos a alguns exemplos.

Distribuição do Sódio, com 11 elétrons:
K - 2
L - 8
M - 1
Distribuição do Cálcio, com 20 elétrons:
K - 2
L - 8
M - 8
N- 2
E assim por diante. Porém, utiliza-se mais comumente para essa distribuição o "Diagrama de Linus Pauling".
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número máximo de elétrons que cabe em cada subcamada, ou subnivel de energia, também foi determinado experimentalmente (2, 6, 10, 14 respectivamente). Sendo que essas camadas são correspondentes às letras K, L, M, N, O, P, Q.
Então, na distribuição dos elétrons do Ferro (Fe, Z=26) por exemplo, ficaria assim:



 

Website counter

-*~ Meninas da Química ~*- Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino